Miraclon continua a expandir os limites da flexografia com o lançamento PureFlexo Printing

Miraclon continua a expandir os limites da flexografia com o lançamento PureFlexo Printing
13 de julho de 2021 Zanatto

miraclon

Ao controlar de modo assertivo a transferência de tinta, pode-se ampliar não somente o tempo em operação, como também eliminar paradas não programadas de impressão e maximizar a eficiência de convertedores de embalagens flexíveis

 

A Miraclon, responsável mundial pelas soluções KODAK FLEXCEL, anunciou hoje seu primeiro Miraclon Innovates, um evento virtual durante o qual será lançado PureFlexo Printing, que permite que os usuários do sistema KODAK FLEXCEL NX produzam impressões flexográficas de alta qualidade em uma janela operacional mais ampla na impressora, controlando a aplicação e transferência de tinta de maneiras nunca vistas, projetada especificamente para aplicações de tinta base solvente sobre substratos plásticos flexíveis, PureFlexoPrinting maximiza a eficiência de impressão, a repetibilidade e o desempenho geral (O.E.E), ao mesmo tempo que permite que os convertedores e clicherias tenham uma produção mais limpa, cores estáveis ​​e melhores resultados financeiros para seus negócios.

Emma Schlotthauer, Diretora de Marketing da Miraclon, comenta: “Para marcas que confiam mais do que nunca no poder da embalagem para se conectar com seus clientes, a consistência e a atratividade de uma embalagem flexível são cada vez mais importantes. Os convertedores precisam de soluções que os ajudem a atender às demandas cada vez maiores de reprodução, sem a necessidade de operar a velocidades de produção inferiores às ideais ou arriscando o tempo de inatividade da impressora devido a ajustes contínuos e paradas não programadas. Uma ampla latitude de impressão é a chave para uma produção lucrativa. PureFlexo Printing resolve um problema técnico fundamental – alastramento indesejado de tinta – que ajuda a ampliar a latitude de impressão e redefinir o equilíbrio entre qualidade e eficiência.”

Latitude de impressão, propagação indesejada de tinta e por que as gráficas devem estará atentas a isso

Os impressores obtêm o melhor de suas máquinas de impressão quando têm a flexibilidade de operar sem interrupções. Eles precisam de ampla latitude (também conhecida como tempo ciclo padrão) e um processo robusto para gerenciar a produção de forma eficiente, pois uma latitude estreita significa que pequenas mudanças podem resultar em uma tiragem de baixa qualidade ou fora das tolerâncias aceitáveis. Ao resistir ao alastramento indesejado de tinta, PureFlexo Printing oferece aos convertedores a capacidade de manter seus equipamentos funcionando com baixo risco de obter impressos não conformes.

O Dr. John Anderson, Diretor de Aplicações de Impressão Avançada da Miraclon, explica como o alastramento indesejado de tinta afeta a latitude de impressão. “A fluidez é uma característica natural da impressão com tintas flexográficas base solvente, sobre substratos flexíveis. Quando essa tinta se alastra em locais indesejados, ela pode preenchê-los, causando formação de pontes e acúmulo, criando uma “impressão suja”. Nem sempre é fácil gerenciar e, muitas vezes, é piorado por práticas projetadas para resolver outros problemas de impressão – como o uso de fitas dupla-face mais duras, maiores volumes de tinta e pressão excessiva. PureFlexo Printing aborda o problema de frente usando padronização sofisticada da superfície da placa para resistir e controlar o alastramento da tinta e estabelece um novo padrão para impressão limpa e previsível.”

Schlotthauer acrescenta que PureFlexo Printing e a redução do alastramento indesejado de tinta trazem grandes benefícios financeiros para convertedores e clicherias. “Por exemplo, se uma parada não programada da impressora para limpar chapas leva cerca de 10 minutos, e com um faturamento típico em torno de US$ 700 / hora, você pode facilmente começar a fazer as contas sobre os benefícios financeiros na eliminação de algumas dessas paradas. Adicione a redução do desperdício de substratos, implicações de capacidade pós-impressão, a necessidade de lidar com o alastramento indesejado de tinta prova ser particularmente significativa”, comenta.

PureFlexo Printing: redefinindo o equilíbrio entre qualidade e eficiência para convertedores flexográficos

Construída com base na experiência da Miraclon em mecanismos de transferência de tinta altamente controlados e oferecendo ainda mais os recursos ao Sistema FLEXCEL NX, a PureFlexo Printing oferece controle sem precedentes sobre o alastramento indesejado de tinta, aumentando o ciclo de produção em todos os níveis de qualidade. Essa extensão do conhecimento da Miraclon em Advanced Plate Surface Patterning Technology, passou por mais de dois anos de testes no campo em mais de 20.000 trabalhos comerciais, trazendo como benefícios:

 

• Redução das paradas de impressão não programadas devido entupimento de clichê

• Oferecer cores mais previsíveis

• Diminuir os problemas de correspondência entre impressão e prova

• Reduzir o impacto do operador e outras mudanças de produção

 

“Com menor ganho do ponto e acúmulo de tinta significativamente reduzido durante uma tiragem, PureFlexo Printing não apenas permite uma correspondência mais previsível para o perfil de cor da impressora, como também reduz a necessidade de parar a impressora para limpar as chapas”, acrescenta o Dr. Anderson. “Isso resulta em eficiências de produção muito maiores, ao mesmo tempo em que se obtém um resultado de alta qualidade. O processo completo de pré-impressão e impressão torna-se mais eficiente.”

Benefícios para fornecedores de pré-impressão (clicherias),convertedores e marcas

Os benefícios PureFlexo Printing são percebidos em toda a cadeia de manufatura.

Os convertedores relatam que uma maior resistência a problemas comuns de produção significa que trabalhos desafiadores agora podem ser produzidos de forma mais consistente e com maior tempo em atividade. Um site de teste comentou que “os trabalhos que sofriam com entupimento durante a impressão agora ficam mais limpos. Houve um aumento de até 40% na produção linear entre as paradas e pudemos operar a impressora com velocidade até 10% superior em trabalhos que antes eram sensíveis a defeitos de impressão”.

Notavelmente, as chapas FLEXCEL NX com PureFlexo Printing podem usar uma fita dupla face mais suave, sem comprometer a reprodução da imagem. Isso ajuda a reduzir falhas de borda e a necessidade de pressão excessiva – aumentando ainda mais a vida útil da placa.

Os fornecedores de pré-impressão podem quebrar o ciclo da busca constante da melhor cor, retoque e regravações de chapas com problemas. Os convertedores que testaram a tecnologia relatam uma redução significativa no retoque de imagens e na preparação de arquivos antes da prova devido a uma resposta mais linear e uma correspondência entre impressão e prova – reduzindo a necessidade de aprovações presenciais de impressão por parte do cliente.

Inovação contínua

PureFlexo Printing, utilizando a tecnologia Miraclon recentemente patenteada criada pela mesma equipe de P&D responsável pela invenção do sistema FLEXCEL NX original lançado em 2008, se baseia na inovação que Miraclon trouxe ao mercado nos últimos 13 anos.

“O lançamento de nossa tecnologia principal FLEXCEL NX em 2008 ajudou a elevar a impressão flexográfica para competir de frente com outros processos de impressão e resolveu as inconsistências tradicionalmente associadas à flexografia”, diz Schlotthauer ao colocar a rica herança de inovação da Miraclon em perspectiva. “Desde então, continuamos a jornada, construindo nosso conhecimento e transformando-o em mecanismos para controlar a transferência de tinta com uma gama de tecnologias premiadas; primeiro, com a introdução da padronização KODAK DIGICAP NX em 2010 e a introdução subsequente de nossa padronização avançada DIGICAP NX (comumente referida como NX Advantage) com tecnologia de definição de borda avançada em 2016. PureFlexo Printing é a próxima etapa para liberar todo o potencial de o Sistema FLEXCEL NX, permitindo que convertedores de embalagens flexíveis liderem o avanço dos limites da impressão flexográfica em um ambiente de produção controlado e sustentável.”

PureFlexo Printing está disponível imediatamente para todos os usuários do sistema FLEXCEL NX por meio do KODAK FLEXCEL NX Print Suite para embalagens flexíveis.